Educar e amar não podem ser considerados passageiros. Eles têm mesmo a ver com durabilidade, constância, eternidade. O amor transita pela educação, em seus meandros, e se faz resplandecer em palavras, comportamentos, ideias, intenções, olhares, enfim, em todas as formas de relacionamento. O conhecimento pode ser concebido de várias maneiras e as informações estão, cada vez mais, disponíveis. Que todos nós aproveitemos as possibilidades de acesso tecnológico e nos integremos, uns aos outros, entendendo a educação, não como um meio para criarmos distanciamentos, separações, classes e apartheid socioculturais, mas sim, como uma dádiva divina à inteligência humana para vivermos igualitariamente.
* Artigo publicado no Jornal Correio Popular de Campinas em 24/maio/2012
João Candido de Lima Neto
Filósofo e Pedagogo, Campinas
quarta-feira, 30 de maio de 2012
terça-feira, 15 de maio de 2012
RELATO FINAL
A disciplina de Lingua Inglesa traz em sua Proposta Pedagógica, agora Currículo Oficial, a leitura crítica como principal atividade, tendo nas atividades propostas no Caderno do Aluno um grande foco nessa área. Infelizmente as atividades sugeridas na apostila não podem mais ser usadas, pois suas respostas já se encontram amplamente divulgadas na Internet. Então produzi minhas próprias questões de entendimento e avaliação da leitura desses textos.
Realizando as leituras propostas nesse curso, bem como suas atividades de fórum e blog tive a oportunidade de repensar minha forma de averiguar o entendimento dos alunos frente a um texto. Muitas vezes fiz uso somente de atividades construídas pensando nas informações do texto sem visar uma compreensão maior dele por parte dos meus alunos. Não houve uma interação do aluno com o texto.
Acredito que mesmo em outro idioma é possível, através de atividades direcionadas, proporcionar uma aproximação do aluno com a intenção do texto e não somente sua decodificação.
Percebo, especialmente com meus alunos da EJA EM ,como eles avançam facilmente na decodificação de textos diversos , agora pretendo acrescentar atividades para um aprofundamento do texto.
Reconheço que esse interesse pela mudança começou com este curso mas não tem data para terminar.
Infelizmente a leitura sendo um ato ativo depende da vontade / interesse / envolvimento do leitor, nesse caso os estudantes. Esse tem sido o maior problema nas atividades diárias. cuja solução ainda não foi encontrada.
Talvez venha desse embate, dessa grande dificuldade em nosso trabalho diário a nossa necessidade de aprendermos novas estratégias.
Gosto do que faço e não pretendo desistir porque acredito que o aluno ainda não sabe dar valor a educação, mas nós sabemos.
Autora: CÁSSIA VALÉRIA TREVIZAN
sábado, 12 de maio de 2012
Relato final...
Bom dia, pessoal do grupo 1 e tutora Idê...
Soube desse curso através de minha PC Claudete/EF, que me
falou em como seria bom eu participar, já que gosto de estar envolvida com assuntos
escolares, e que esse eu poderia fazer, pois sou readaptada, e é raro oferecerem
cursos em que professores readaptados possam fazer. Todo o conhecimento obtido
aqui através do material oferecido pelo curso e pelos próprios professores cursistas
me auxiliou muito, fazendo-me rever práticas educativas usadas por mim, levando-as
para professores da escola em que trabalho. O vídeo do professor Simão foi
muito apreciado na escola, assim como os outros textos, principalmente o da
Roxane Rojo... Foi muito bom poder participar dando opiniões e recebendo opiniões
nos fóruns, produzir textos, criar/compor blog (não sabia que era tão simples e
bom!). Foi um grande acréscimo em minha vida e profissão.
Ana Cristina
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Relato Final
Meu relato final sobre o curso de Leitura e escrita na contemporaneidade:
Com certeza esse curso, contribuiu e vai continuar contribuindo para o meu trabalho como PC do Ensino Médio. Este ano nossa escola tem como prioridade justamente a leitura e escrita. Vou colocar em discussão os textos disponíveis aqui na plataforma e pretendo colocar em prática alguns projetos sobre leitura. Agradeço muito aos meus colegas que vieram somar em minha formação.
sábado, 5 de maio de 2012
“Capacidade leitora”
“Capacidade
leitora” 04/maio/2012
Seria,
talvez, muito fácil
Do texto,
copiar, colar e responder
Mas,
sinceramente, isso não faço
Não me
daria nenhum prazer
Prefiro
através das estrofes
Mostrar
que as capacidades da gente
Ao ler um
texto qualquer
Explodem
de dentro do peito
Feito uma
chama ardente
Sem
exigência sequer
Mesmo que
nós não queiramos
Fazemos
associações
Daquilo
que já vivemos
Sentimos,
vimos, escutamos
Checando
todas as hipóteses
E tiramos
as conclusões
Mas te
confesso, em verdade
Que o
mais gostoso de tudo
Ao fazer
uma leitura
É sentir
aquele conflito
Causando
desequilíbrio
E até uma
gastura
As
sensações que ficam depois
São quase
que inexplicáveis
Nos
arrebatam primeiro
Nos
deixam insaciáveis
Pra
lermos mais um texto inteiro.
João Candido
(JC)
sexta-feira, 4 de maio de 2012
RELATO FINAL do Curso: Leitura e Escrita em Contexto Digital
A cada
vez que participo de um curso, sinto-me feliz por aprender, por atualizar-me e
pela interação que tenho oportunidade de fazer com pessoas culturalmente
plurais. Não há dúvida alguma que, não sendo mais o mesmo, após este curso, o
desenvolvimento do meu trabalho docente, tende a sofrer alguma transformação
positiva. A inovadora experiência de criação de um blog em parceria com as três
professoras do meu grupo (do curso), sob a orientação tutorial e comentários
dos demais cursistas foi, para mim, altamente gratificante. Espero que seja
consenso entre os integrantes desse já, saudoso "grupo 1",
continuarmos interagindo através do nosso blog: http://www.lembrancasliterarias.blogspot.com.br/
onde
teremos imenso prazer em receber a todos. Obrigado.
João Candido (JC)
Assinar:
Postagens (Atom)