terça-feira, 15 de maio de 2012

RELATO FINAL


      A disciplina de Lingua Inglesa traz em sua Proposta Pedagógica, agora Currículo Oficial, a leitura crítica como principal atividade, tendo nas atividades propostas no Caderno do Aluno um grande foco nessa área. Infelizmente as atividades sugeridas na apostila não podem mais ser usadas, pois suas respostas já se encontram amplamente divulgadas na Internet. Então produzi minhas próprias questões de entendimento e avaliação da leitura desses textos.
                Realizando as leituras propostas nesse curso, bem como suas atividades de fórum e blog tive a oportunidade de repensar minha forma de averiguar o entendimento dos alunos frente a um texto. Muitas vezes fiz uso somente de atividades construídas pensando nas informações do texto sem visar uma compreensão maior dele por parte dos meus alunos.  Não houve uma interação do aluno com o texto.
              Acredito que mesmo em outro idioma é possível, através de atividades direcionadas, proporcionar uma aproximação do aluno com a intenção do texto e não somente sua decodificação.
                Percebo, especialmente com meus alunos da EJA EM ,como eles avançam facilmente na decodificação de textos diversos , agora pretendo acrescentar atividades  para um aprofundamento do texto.
              Reconheço que esse interesse pela mudança começou com este curso mas não tem data para terminar.
              Infelizmente a leitura sendo um ato ativo depende da vontade / interesse /  envolvimento do leitor, nesse caso os estudantes. Esse tem sido o maior problema nas atividades diárias. cuja solução ainda não foi encontrada.
             Talvez venha desse embate, dessa grande dificuldade em nosso trabalho diário a nossa necessidade de aprendermos novas estratégias.
             Gosto do que faço e não pretendo desistir porque acredito que o aluno ainda não sabe dar valor a educação, mas nós sabemos.

Autora: CÁSSIA VALÉRIA TREVIZAN


Nenhum comentário:

Postar um comentário