segunda-feira, 30 de abril de 2012

"QUE SUSTO"!!!!!


Pompéia News – notícia, informação e credibilidade.
Caderno: POLÍCIA
Matéria por Cássia Trevizan

QUE SUSTO!!!!!

João Henrique Souza Leite, 45, bancário, levou o maior
susto quando se preparava para ir ao trabalho na manhã
da última sexta-feira, dia 15. Ao abrir a porta se deparou
com uma pessoa, um homem, caído na  porta  do     seu  
apartamento. Tocou-o e percebeu que se  tratava  de um
cadáver. Após o susto ele ligou para o  190 e comunicou  
o ocorrido. Ele, agora, está curioso para saber quem  é  e
como tudo aconteceu.

Autora: Cássia Valéria Trevizan

domingo, 29 de abril de 2012


Morador encontra cadáver na porta dos fundos de seu apartamento!

        Ontem pela manhã, Caio Rodrigues Santos, 51 anos, morador do apartamento 34 do edifício Esmeralda, centro de Jaú, preparava-se para sair para mais uma manhã de trabalho quando ouviu batidas na porta dos fundos do seu apartamento. Achando tratar-se da diarista que teria esquecido a chave, encaminhou-se para a referida porta e, ao abrí-la,  viu o corpo de um homem caído próximo à sua porta. Olhou  para o corredor procurando ajuda, mas este encontrava-se deserto. Caio abaixou-se para prestar socorro ao homem mas percebeu, através da frieza e rigidez do corpo, que este já estava sem vida. Chocado, pegou seu celular e ligou para a central da polícia.
        Quando os policiais chegaram e revistaram o cadáver, notaram que não portava documentos; depois foi encaminhado ao IML e os peritos fizeram exame do local onde estava o corpo.
        Caio foi interrogado pelo delegado e, a seguir, liberado. Segundo o delegado, após autópsia realizada no cadáver e com o resultado do exame pericial do local, dará o parecer sobre o caso, abrindo inquérito. Porém adiantou, pela sua experiência de 25 anos em casos assim, e pelo estado em que o cadáver se encontrava, que a chance da morte não ter ocorrido no mesmo local em que foi encontrado é de 85%. 


Reportagem: Ana Cristina da Silva - cursista

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mistério: "Em frente à casa do 'Silvão' cadáver é encontrado". "Isso vai dar pano pra manga"!



"Jornal da Cidade"

Mistério: “Em frente à casa do ‘Silvão’ cadáver é encontrado”.

“Isso vai dar pano pra manga”!

É uma segunda-feira diferente para a família "Silva" da cidade de "Piripapum", norte isolado do estado de São Paulo. Logo ao amanhecer deste domingo, ontem, o chefe da família Silva, o conhecido Sr. "Silvão", abrindo os olhos, reparou que a janela de seu quarto se encontrava aberta. Apressou-se em ir ao banheiro para vestir-se, escovando os dentes ao mesmo tempo. Nem bem "Silvão" tinha abotoado sua camisa branca de linho, a campainha de sua casa toca várias vezes. Com muito medo, andou em direção à porta principal de sua casa e, cautelosamente, segurou na maçaneta da porta, abrindo-a lentamente, após destrancá-la. Para seu espanto, o patriarca da casa, viu, na calçada, em frente ao seu pequeno jardim, um corpo de um homem de, mais ou menos, 35 anos, estendido, próximo ao ipê amarelo extremamente cuidado, tão ou mais conhecido que seu próprio dono. Inseguro e ao mesmo tempo agitado, o suor frio tomou conta de Silvão. Após alguns segundos de dúvidas, depois de notar que não havia mais ninguém por perto, ele se abaixou e, com o coração quase disparado, tremulamente encostou seu dedo indicador, da mão direita, no braço, também, direito do corpo caído. Em seguida, já mais seguro, pôs sua mão na face do desfalecido, agora notando que não mais adiantaria o socorro imediato, pois se tratava de, apenas, mais um cadáver, já frio e rígido, caído defronte à casa sem número, mas, do mais florido e conhecido ipê da cidade, o qual divide a fama no município com seu próprio cuidador. Diante do fato consumado, o morador do "ipê", entra em seu lar, vai ao telefone e "disca" para a polícia relatando o caso.

quarta-feira, 25 de abril de 2012


CADÁVER ENCONTRADO EM FRENTE A APARTAMENTO!

   Na manhã de ontem, Jonas da Silva Mello, morador de um apartamento de classe média alta, na zona Sul de São Paulo, encontrou o corpo de um homem de aproximadamente 30 anos, em frente à sua porta.
   "Eu acordei cedo, fui tomar meu banho, como de costume, disse. A campainha tocou, sai correndo e quando abri a porta, ali estava ele. Foi horrível!".
   Jonas relatou ainda que olhou no corredor e não havia ninguém por perto, só então chamou a polícia.
   O corpo foi encaminhado para o I.M.L onde passará por autópsia. O indivíduo não portava documentos e o delegado que cuida do caso não tem pistas sobre sua identidade ou a causa da morte. O que se sabe é que o defunto, já estava morto há várias horas, pela rigidez do seu corpo.
   O delegado quer saber ainda, quem tocou a campainha e por quê?
   Curiosos que passavam pelo local, comentaram que a morte pode ter ocorrido por acertos de contas ou até mesmo magia negra, pois os olhos da vítima foram arrancados e o corpo estava totalmente despido.

Reportagem: Marta A. R. Lopes
Olá pessoal!
     Como já foi escrito, esse blog foi criado para acompanhar o processo de formação de professores e coordenadores da rede Estadual de Ensino no curso Leitura e Escrita em Contexto Digital. Já postamos nosso perfil e também nossas lembranças de leitura e escrita. Agora estamos no módulo 3, que aborda Gênero Textual. Pudemos observar as diferenças relativas ao contexto de produção e estrutura dos textos nos seus diferentes gêneros. Nossa atividade principal consiste em analisar uma sequência de eventos e escrever um texto. Cada grupo ficou responsável por um gênero textual:
  • uma notícia para um jornal do tipo popular;
  • uma notícia para um jornal voltado para as classes A e B;
  • um interrogatório (que supostamente aconteceu horas depois dos eventos enumerados e é presidido pelo delegado junto a você, pessoa que encontrou o cadáver);
  • uma conversa telefônica entre dois amigos (você e a pessoa que achou o cadáver); ou
uma crônica.




     Nosso Grupo escreveu a notícia para um jornal do tipo popular, que vamos postar aqui. Espero que vocês gostem!

domingo, 15 de abril de 2012

Instrumento de diversão e aprendizado em nossa época de Ensino Fundamental (Primeiro Grau)

Ilustração feita por José Moretto Filho

Perfil dos colaboradores desse Blog:

             ANA CRISTINA DA SILVA (Cursista) 
                                                        Jaú-SP 
     Olá... meu nome é Ana Cristina, moro em Jaú-SP, desde o dia do meu nascimento:30/05/1975. Sou deficiente físico. Desde pequenina gostava de brincar de escolinha, com minhas irmãs, e era fascinada em ouvir histórias que minha avó contava. Sempre cursei escola pública. Em 1991 iniciei o Ensino Médio no curso de Magistério e, em 1994, iniciei o curso de licenciatura em Matemática na UNESP - Bauru... Em 1995 ingressei no Magistério na rede Estadual, com aulas de Matemática, numa escola daqui de Jaú mesmo. Em 2004 efetivei-me no Estado, PEB-II (Matemática), aqui na minha cidade, na E.E. Prof. Túllio Espíndola de Castro, onde trabalho até hoje(atualmente estou readaptada). Em 1996 efetivei-me como Professor de Educação Infantil na rede Municipal de ensino, onde estou até os dias de hoje (readaptada também).
      Não estar "dentro da sala de aula" é triste, para mim,  mas fora dela eu também me sinto útil... Tenho contato com alunos: auxilio na biblioteca da escola. 
       Com os meus dois cargos, não possuo muito tempo livre durante a semana, mas adoro ler (livro predileto: "O Pequeno Príncipe"), assistir filmes (meu favorito é "O Jardim Secreto") , ouvir músicas, passear. Sou solteira. Tenho amigos (as) que me fazem muito bem (Gisele, Gislaine, Daniel e Rodrigo) e uma família maravilhosa, abençoada.
     Tenho muitos sonhos, que alguns podem até considerar utopia: que haja muita paz nesse mundão de Deus... Que realizações aconteçam para quem as procura... Que as gentilezas sejam muito utilizadas e que a harmonia nos acompanhe...  



            CÁSSIA VALÉRIA TREVIZAN (Cursista)
                                                    Mogi das Cruzes-SP 

Sou Cássia, prof de Inglês há um 'bom tempo'. Moro e trabalho em Mogi das Cruzes. Gosto do que faço e espero ter um aprendizado bastante interessante para minha prática pedagógica. 



           João Candido de Lima Neto (Cursista) 
                                              Campinas-SP 

 Sou professor de educação física efetivo na Escola Francisco Glicério (1º cargo-centro-Campinas) e também efetivo na Escola Manuel Albaladejo (2º cargo-Matão-Sumaré). Estou na rede há 27 anos. Escrevo, esporadicamente, algumas pequenas "matérias" no jornal "Correio Popular" de Campinas sobre diversos assuntos. Sou graduado também em Pedagogia e Filosofia e atualmente curso a Faculdade de Teologia. Em Educação Física tenho especialização pela Unicamp em 2000 e pós pela USP em 2005; especialização RedeFor 2010/2011 -  (Unicamp-Estado). Tenho 51 anos e dois filhos maravilhosos: Lucas, 26, casado (Doutorando em Biologia/Unicamp) e Alice,21 (3º ano Psicologia, Federal de São Carlos, UFSCar).



    MARTA APARECIDA RODRIGUES LOPES 
                                                                                          (Cursista) 
                                                                 Jundiaí-SP  



 Olá, sou professora coordenadora da EE Profº Joceny V Curado, onde tenho meu cargo efetivo em Biologia, sempre participo de cursos pela Secretaria da Educação ou mesmo particulares, consegui terminar meu mestrado em Educação em 2003, com meu filho, na época, recém-nascido. Hoje ele tem 8 anos e tenho mais uma menina de 4 anos. Adoro ouvir música, assistir filmes e alguns programas de entreterimento. As minhas expectativas para este curso são as melhores possíveis. Espero que possamos trocar várias ideias!


Depoimento de Leitura e Escrita


        Ler é viajar.......  Escrever é concretizar..............

                 Foi fácil gostar de ler na minha casa. Sempre havia oferta de livros e nós, eu e minha irmã mais nova, éramos estimuladas a ler e a contar o que líamos,
                 Durante toda fase do Ensino Fundamental II,   havia a visita quinzenal da Biblioteca Ambulante do SESI. Depois de 3 visitas  à U.E.,  a bibliotecária do SESI já era nossa ‘fã’ porque nós éramos as mais assíduas e interessadas em tudo que havia para ser lido.
                 O prazer pela leitura acontece quando o livro é um ‘amigo’ e não um objeto que não pode ser tocado ou manuseado, fato esse, muito comum até mesmo nas bibliotecas das nossas escolas.

                                                                                       Cássia Valéria Trevizan


Depoimento de Leitura e Escrita


                 Um milagre da Leitura e Escrita na vida de uma criança de cinco anos...

       Desde pequenina ouvia muitas histórias contadas por minha avó, meus pais e irmãs, mas foi a partir dos meus cinco anos que o meu contato com a leitura e escrita deu-se como forma de alento  e me  levou a viagens e brincadeiras que não poderia realizar naquele momento...
       Com cinco anos eu soube, juntamente com minha família e médicos, que eu era portadora de Esclerodermia, uma doença autoimune, para a qual não existia tratamento,  na época. Como fui uma "menina sortuda", juntamente com a esclerodermia deu-me  hepatite viral (tipo A), o que me deixou, por seis meses, sem poder fazer movimentos que qualquer  outra criança de minha idade faria. Esses seis meses mudaram a minha vida: brincava com gibis, livros, "lia imagens" formando  minhas histórias, conhecendo as letras e juntando-as, com a ajuda  de minhas irmãs, aprendendo a  ler e escrever. Fui para a pré-escola sabendo ler e escrever.
 Desde a primeira série frequentava semanalmente a biblioteca da escola pública que frequentei.
       Tive ótimos professores; não me lembro de ter passado por nenhuma situação ruim com a leitura e a escrita. E até hoje, em todo tempo livre que tenho, leio muito. É assim que viajo por países que gostaria de conhecer, participo de guerras entre vampiros e lobisomens, me encanto ou me entristeço por todas as coisas que meus olhos são capazes de ler e minha alma de interpretar...

       Quero deixar aqui registrado o nome de uma pessoa muito especial, que contribuiu, e muito,  para que eu fosse uma pessoa apaixonada pela Leitura e Escrita: meu professor de Língua Portuguesa (de 5ª a 8ª série) na Escola Estadual de Primeiro Grau "Laudelino de Abreu": Professor ANTONIO GALDINO GRILLO, conhecido como PROFESSOR NINO. Já na sétima série este professor passou para minha classe ler "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, e fazer um trabalho muito legal, que envolveu todas as matérias. Na sétima série ele nos ensinou semiótica! O prazer que ele tinha em ensinar me cativava. 
       Amigo, mestre, pai... É assim que ele foi pra mim... Agradeço a ele pelas broncas, correções que muitas vezes me fizeram chorar, mas que me fizeram ser apaixonada pela  Leitura e Escrita. Obrigada, professor Nino!


                                                                                                       Ana Cristina da Silva

Depoimento de Leitura e Escrita

         Tenho uma recordação muito boa da minha infância quando minha mãe, com seu jeito sempre carinhoso, contava-me algumas histórias, geralmente inventadas e, instigava-me a escrever e desenhar. Tenho até hoje a pequena agenda de capa verde onde ensaiei as primeiras letras e leituras. Talvez consiga transmitir um pouco da minha emoção dessa forma:



             MEMÓRIAS DE ALUNO – INFÂNCIA – João Candido de Lima Neto

    Ao contrário de “Drummond”, nasci aprendendo sobre o amor e companhia
    Ao lado de quem havia
    Me escolhido para ter-me, ou seja,
    Nada de melhor podia acontecer-me.

    As letras eram rabiscos que formas tomavam
    Corrigidas atenciosamente pela mãe que ao meu lado estava
    Em torno de desenhos nem sempre decifrados
    Mas os prazeres em tudo se encontravam

    A verdade para mim crescia comigo
    Em todo aquele meu pequeno mundo
    Erro mesmo ainda não se via
    Pois aquilo era novidade de contexto profundo

    O interesse pelo mistério da leitura
    Fez-me brincar com meus irmãos de escolinha
    Agora ensinava e aprendia a escrita
    Na aventura das irmãs professorinhas

    A ansiedade já um pouco menor
    Contida naquela pequena grande sabedoria
    Lia e relia trechos diminutos
    Da minha vasta revistaria

    Rumo ao meu primeiro dia de aula
    Na primeira série entraria
    Visto que o antigo jardim da infância
    Por ele não passaria

    Foram dias extremamente felizes
    Amigos, professores, estudos e gritarias
    Em sala um paradoxal silêncio ensurdecedor
    Nos olhares atentos e às vezes distantes do Professor

    Lembro-me como hoje se fosse
    Os livros recebidos e outros comprados por meu pai
    Lindos, novos, cheirando ao frescor do conhecimento
    Faziam-me delirar quando de seu desfolhamento
    ...e os anos se passaram, agora desfruto dessas doces lembranças da minha infância.                       


                                                                  João Candido de Lima Neto


sábado, 14 de abril de 2012

Quem Somos

Nosso blog está sendo desenvolvido com muito carinho e dedicação por nós, professores da rede Estadual de Ensino de SP, que fazemos o curso online "Leitura e Escrita em Contexto Digital". Esperamos que você possa nos conhecer um pouco através de depoimentos de leitura e escrita e outras atividades e interagindo conosco, com comentários, sugestões e até críticas, caso sejam necessárias. Sinta-se em casa! Por isso, vamos conhecê-lo?       Bom divertimento e reflexões!" Ana Cristina, Cássia, João e Marta.

Boas Vindas!


Um convite lhe faço
Pra sem embaraço
Contar-me sua história
 
Prometo que tento
A todo momento
Enxergar sua vitória
 
Daqueles seus passos
Que ficaram guardados
Por assim tanto tempo
 
Mas, de hoje em diante
Farão num instante
Sermos confidentes
 
Que de letras em letras,
Palavras formadas
Num só sentimento
 
Estaremos tão juntos
E sem percebermos
Um blog "seremos". (teremos).

Autor: João Candido Lima Neto

Depoimento de leitura e Escrita


Sempre gostei de ler, quando criança lia aquela coleção Vagalume, alguém se lembra? Cem Noites Tapuias, O Escaravelho do Diabo, a Ilha Perdida... Ah que livros gostosos! Minha mãe, apesar de ter tido pouco estudo, era uma grande incentivadora, eu e meu irmão tínhamos que estudar muito. Na adolescência passei a ler de tudo, romance, suspense, livros psicografados, clássicos brasileiros, enfim, não escolhia por gênero, mas por aqueles que me eram indicados ou que me interessavam por algum motivo. Acho que o livro que me marcou mais foi Capitães da Areia, de Jorge Amado, no primeiro momento pelos palavrões que para mim eram proibidos, mas me apaixonei pela história, reli várias vezes, em vários momentos da minha vida.
     Se todos soubessem como a leitura faz bem para a mente, para enriquecer o vocabulário, para a alma... Todos leriam sempre, a todo o momento, em todo lugar!
     A leitura enriquece, engrandece, faz refletir, sonhar, é um acalanto para a alma.
                                                                                                                     Marta Lopes