Educar e amar não podem ser considerados passageiros. Eles têm mesmo a ver com durabilidade, constância, eternidade. O amor transita pela educação, em seus meandros, e se faz resplandecer em palavras, comportamentos, ideias, intenções, olhares, enfim, em todas as formas de relacionamento. O conhecimento pode ser concebido de várias maneiras e as informações estão, cada vez mais, disponíveis. Que todos nós aproveitemos as possibilidades de acesso tecnológico e nos integremos, uns aos outros, entendendo a educação, não como um meio para criarmos distanciamentos, separações, classes e apartheid socioculturais, mas sim, como uma dádiva divina à inteligência humana para vivermos igualitariamente.
* Artigo publicado no Jornal Correio Popular de Campinas em 24/maio/2012
João Candido de Lima Neto
Filósofo e Pedagogo, Campinas
quarta-feira, 30 de maio de 2012
terça-feira, 15 de maio de 2012
RELATO FINAL
A disciplina de Lingua Inglesa traz em sua Proposta Pedagógica, agora Currículo Oficial, a leitura crítica como principal atividade, tendo nas atividades propostas no Caderno do Aluno um grande foco nessa área. Infelizmente as atividades sugeridas na apostila não podem mais ser usadas, pois suas respostas já se encontram amplamente divulgadas na Internet. Então produzi minhas próprias questões de entendimento e avaliação da leitura desses textos.
Realizando as leituras propostas nesse curso, bem como suas atividades de fórum e blog tive a oportunidade de repensar minha forma de averiguar o entendimento dos alunos frente a um texto. Muitas vezes fiz uso somente de atividades construídas pensando nas informações do texto sem visar uma compreensão maior dele por parte dos meus alunos. Não houve uma interação do aluno com o texto.
Acredito que mesmo em outro idioma é possível, através de atividades direcionadas, proporcionar uma aproximação do aluno com a intenção do texto e não somente sua decodificação.
Percebo, especialmente com meus alunos da EJA EM ,como eles avançam facilmente na decodificação de textos diversos , agora pretendo acrescentar atividades para um aprofundamento do texto.
Reconheço que esse interesse pela mudança começou com este curso mas não tem data para terminar.
Infelizmente a leitura sendo um ato ativo depende da vontade / interesse / envolvimento do leitor, nesse caso os estudantes. Esse tem sido o maior problema nas atividades diárias. cuja solução ainda não foi encontrada.
Talvez venha desse embate, dessa grande dificuldade em nosso trabalho diário a nossa necessidade de aprendermos novas estratégias.
Gosto do que faço e não pretendo desistir porque acredito que o aluno ainda não sabe dar valor a educação, mas nós sabemos.
Autora: CÁSSIA VALÉRIA TREVIZAN
sábado, 12 de maio de 2012
Relato final...
Bom dia, pessoal do grupo 1 e tutora Idê...
Soube desse curso através de minha PC Claudete/EF, que me
falou em como seria bom eu participar, já que gosto de estar envolvida com assuntos
escolares, e que esse eu poderia fazer, pois sou readaptada, e é raro oferecerem
cursos em que professores readaptados possam fazer. Todo o conhecimento obtido
aqui através do material oferecido pelo curso e pelos próprios professores cursistas
me auxiliou muito, fazendo-me rever práticas educativas usadas por mim, levando-as
para professores da escola em que trabalho. O vídeo do professor Simão foi
muito apreciado na escola, assim como os outros textos, principalmente o da
Roxane Rojo... Foi muito bom poder participar dando opiniões e recebendo opiniões
nos fóruns, produzir textos, criar/compor blog (não sabia que era tão simples e
bom!). Foi um grande acréscimo em minha vida e profissão.
Ana Cristina
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Relato Final
Meu relato final sobre o curso de Leitura e escrita na contemporaneidade:
Com certeza esse curso, contribuiu e vai continuar contribuindo para o meu trabalho como PC do Ensino Médio. Este ano nossa escola tem como prioridade justamente a leitura e escrita. Vou colocar em discussão os textos disponíveis aqui na plataforma e pretendo colocar em prática alguns projetos sobre leitura. Agradeço muito aos meus colegas que vieram somar em minha formação.
sábado, 5 de maio de 2012
“Capacidade leitora”
“Capacidade
leitora” 04/maio/2012
Seria,
talvez, muito fácil
Do texto,
copiar, colar e responder
Mas,
sinceramente, isso não faço
Não me
daria nenhum prazer
Prefiro
através das estrofes
Mostrar
que as capacidades da gente
Ao ler um
texto qualquer
Explodem
de dentro do peito
Feito uma
chama ardente
Sem
exigência sequer
Mesmo que
nós não queiramos
Fazemos
associações
Daquilo
que já vivemos
Sentimos,
vimos, escutamos
Checando
todas as hipóteses
E tiramos
as conclusões
Mas te
confesso, em verdade
Que o
mais gostoso de tudo
Ao fazer
uma leitura
É sentir
aquele conflito
Causando
desequilíbrio
E até uma
gastura
As
sensações que ficam depois
São quase
que inexplicáveis
Nos
arrebatam primeiro
Nos
deixam insaciáveis
Pra
lermos mais um texto inteiro.
João Candido
(JC)
sexta-feira, 4 de maio de 2012
RELATO FINAL do Curso: Leitura e Escrita em Contexto Digital
A cada
vez que participo de um curso, sinto-me feliz por aprender, por atualizar-me e
pela interação que tenho oportunidade de fazer com pessoas culturalmente
plurais. Não há dúvida alguma que, não sendo mais o mesmo, após este curso, o
desenvolvimento do meu trabalho docente, tende a sofrer alguma transformação
positiva. A inovadora experiência de criação de um blog em parceria com as três
professoras do meu grupo (do curso), sob a orientação tutorial e comentários
dos demais cursistas foi, para mim, altamente gratificante. Espero que seja
consenso entre os integrantes desse já, saudoso "grupo 1",
continuarmos interagindo através do nosso blog: http://www.lembrancasliterarias.blogspot.com.br/
onde
teremos imenso prazer em receber a todos. Obrigado.
João Candido (JC)
segunda-feira, 30 de abril de 2012
"QUE SUSTO"!!!!!
Pompéia News – notícia, informação e credibilidade.
Caderno: POLÍCIA
Matéria por Cássia Trevizan
QUE SUSTO!!!!!
João Henrique
Souza Leite, 45, bancário, levou o maior
susto quando se
preparava para ir ao trabalho na manhã
da última
sexta-feira, dia 15. Ao abrir a porta se deparou
com uma pessoa,
um homem, caído na porta do seu
apartamento.
Tocou-o e percebeu que se tratava de um
cadáver. Após o
susto ele ligou para o 190 e comunicou
o ocorrido. Ele,
agora, está curioso para saber quem é e
como tudo aconteceu.
Autora: Cássia Valéria Trevizan
domingo, 29 de abril de 2012
Morador encontra cadáver na porta dos fundos de seu apartamento!
Ontem pela manhã, Caio Rodrigues Santos, 51 anos, morador do apartamento 34 do edifício Esmeralda, centro de Jaú, preparava-se para sair para mais uma manhã de trabalho quando ouviu batidas na porta dos fundos do seu apartamento. Achando tratar-se da diarista que teria esquecido a chave, encaminhou-se para a referida porta e, ao abrí-la, viu o corpo de um homem caído próximo à sua porta. Olhou para o corredor procurando ajuda, mas este encontrava-se deserto. Caio abaixou-se para prestar socorro ao homem mas percebeu, através da frieza e rigidez do corpo, que este já estava sem vida. Chocado, pegou seu celular e ligou para a central da polícia.
Quando os policiais chegaram e revistaram o cadáver, notaram que não portava documentos; depois foi encaminhado ao IML e os peritos fizeram exame do local onde estava o corpo.
Caio foi interrogado pelo delegado e, a seguir, liberado. Segundo o delegado, após autópsia realizada no cadáver e com o resultado do exame pericial do local, dará o parecer sobre o caso, abrindo inquérito. Porém adiantou, pela sua experiência de 25 anos em casos assim, e pelo estado em que o cadáver se encontrava, que a chance da morte não ter ocorrido no mesmo local em que foi encontrado é de 85%.
Reportagem: Ana Cristina da Silva - cursista
Reportagem: Ana Cristina da Silva - cursista
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Mistério: "Em frente à casa do 'Silvão' cadáver é encontrado". "Isso vai dar pano pra manga"!
"Jornal da Cidade"
Mistério: “Em frente à casa do ‘Silvão’ cadáver é encontrado”.
“Isso vai dar pano pra manga”!
É uma
segunda-feira diferente para a família "Silva" da cidade de
"Piripapum", norte isolado do estado de São Paulo. Logo ao amanhecer
deste domingo, ontem, o chefe da família Silva, o conhecido Sr. "Silvão",
abrindo os olhos, reparou que a janela de seu quarto se encontrava aberta.
Apressou-se em ir ao banheiro para vestir-se, escovando os dentes ao mesmo
tempo. Nem bem "Silvão" tinha abotoado sua camisa branca de linho, a
campainha de sua casa toca várias vezes. Com muito medo, andou em direção à
porta principal de sua casa e, cautelosamente, segurou na maçaneta da porta,
abrindo-a lentamente, após destrancá-la. Para seu espanto, o patriarca da casa,
viu, na calçada, em frente ao seu pequeno jardim, um corpo de um homem de, mais
ou menos, 35 anos, estendido, próximo ao ipê amarelo extremamente cuidado, tão
ou mais conhecido que seu próprio dono. Inseguro e ao mesmo tempo agitado, o
suor frio tomou conta de Silvão. Após alguns segundos de dúvidas, depois de
notar que não havia mais ninguém por perto, ele se abaixou e, com o coração
quase disparado, tremulamente encostou seu dedo indicador, da mão direita, no
braço, também, direito do corpo caído. Em seguida, já mais seguro, pôs sua mão
na face do desfalecido, agora notando que não mais adiantaria o socorro
imediato, pois se tratava de, apenas, mais um cadáver, já frio e rígido, caído
defronte à casa sem número, mas, do mais florido e conhecido ipê da cidade, o
qual divide a fama no município com seu próprio cuidador. Diante do fato
consumado, o morador do "ipê", entra em seu lar, vai ao telefone e
"disca" para a polícia relatando o caso.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
CADÁVER ENCONTRADO EM
FRENTE A APARTAMENTO!
Na manhã de ontem, Jonas da Silva Mello, morador de um
apartamento de classe média alta, na zona Sul de São Paulo, encontrou o corpo
de um homem de aproximadamente 30 anos, em frente à sua porta.
"Eu acordei cedo, fui tomar meu banho, como de
costume, disse. A campainha tocou, sai correndo e quando abri a porta, ali
estava ele. Foi horrível!".
Jonas relatou ainda que olhou no corredor e não havia
ninguém por perto, só então chamou a polícia.
O corpo foi encaminhado para o I.M.L onde passará por
autópsia. O indivíduo não portava documentos e o delegado que cuida do
caso não tem pistas sobre sua identidade ou a causa da morte. O que se sabe é
que o defunto, já estava morto há várias horas, pela rigidez do seu corpo.
O delegado quer saber ainda,
quem tocou a campainha e por quê?
Curiosos que passavam pelo local, comentaram que a morte
pode ter ocorrido por acertos de contas ou até mesmo magia negra, pois os olhos
da vítima foram arrancados e o corpo estava totalmente despido.
Reportagem: Marta A. R. Lopes
Olá pessoal!
Como já foi escrito, esse blog foi criado para acompanhar o processo de formação de professores e coordenadores da rede Estadual de Ensino no curso Leitura e Escrita em Contexto Digital. Já postamos nosso perfil e também nossas lembranças de leitura e escrita. Agora estamos no módulo 3, que aborda Gênero Textual. Pudemos observar as diferenças relativas ao contexto de produção e estrutura dos textos nos seus diferentes gêneros. Nossa atividade principal consiste em analisar uma sequência de eventos e escrever um texto. Cada grupo ficou responsável por um gênero textual:
Nosso Grupo escreveu a notícia para um jornal do tipo popular, que vamos postar aqui. Espero que vocês gostem!
Como já foi escrito, esse blog foi criado para acompanhar o processo de formação de professores e coordenadores da rede Estadual de Ensino no curso Leitura e Escrita em Contexto Digital. Já postamos nosso perfil e também nossas lembranças de leitura e escrita. Agora estamos no módulo 3, que aborda Gênero Textual. Pudemos observar as diferenças relativas ao contexto de produção e estrutura dos textos nos seus diferentes gêneros. Nossa atividade principal consiste em analisar uma sequência de eventos e escrever um texto. Cada grupo ficou responsável por um gênero textual:
- uma notícia para um jornal
do tipo popular;
- uma notícia para um jornal
voltado para as classes A e B;
- um interrogatório (que
supostamente aconteceu horas depois dos eventos enumerados e é presidido
pelo delegado junto a você, pessoa que encontrou o cadáver);
- uma conversa telefônica
entre dois amigos (você e a pessoa que achou o cadáver); ou
Nosso Grupo escreveu a notícia para um jornal do tipo popular, que vamos postar aqui. Espero que vocês gostem!
domingo, 15 de abril de 2012
Perfil dos colaboradores desse Blog:
Jaú-SP
Olá... meu nome é Ana Cristina, moro em Jaú-SP, desde o dia do
meu nascimento:30/05/1975. Sou deficiente físico. Desde pequenina gostava de
brincar de escolinha, com minhas irmãs, e era fascinada em ouvir histórias que
minha avó contava. Sempre cursei escola pública. Em 1991 iniciei o Ensino Médio
no curso de Magistério e, em 1994, iniciei o curso de licenciatura em
Matemática na UNESP - Bauru... Em 1995
ingressei no Magistério na rede Estadual, com aulas de Matemática, numa escola
daqui de Jaú mesmo. Em 2004 efetivei-me no Estado, PEB-II (Matemática), aqui na
minha cidade, na E.E. Prof. Túllio Espíndola de Castro, onde trabalho até
hoje(atualmente estou readaptada). Em 1996 efetivei-me como Professor de
Educação Infantil na rede Municipal de ensino, onde estou até os dias de hoje
(readaptada também).
Não estar "dentro da sala de
aula" é triste, para mim, mas fora dela eu também me sinto útil...
Tenho contato com alunos: auxilio na biblioteca da escola.
Com os meus dois cargos, não
possuo muito tempo livre durante a semana, mas adoro ler (livro predileto:
"O Pequeno Príncipe"), assistir filmes (meu favorito é "O Jardim
Secreto") , ouvir músicas, passear. Sou solteira. Tenho amigos (as) que me
fazem muito bem (Gisele, Gislaine, Daniel e Rodrigo) e uma família maravilhosa,
abençoada.
Tenho muitos sonhos, que
alguns podem até considerar utopia: que haja muita paz nesse mundão de Deus... Que
realizações aconteçam para quem as procura... Que as gentilezas sejam muito
utilizadas e que a harmonia nos acompanhe...
Mogi das Cruzes-SP
Sou Cássia, prof de Inglês há um 'bom tempo'. Moro e
trabalho em Mogi das Cruzes. Gosto do que faço e espero ter um aprendizado
bastante interessante para minha prática pedagógica.
Campinas-SP
Sou professor de educação física efetivo
na Escola Francisco Glicério (1º cargo-centro-Campinas) e também efetivo na
Escola Manuel Albaladejo (2º cargo-Matão-Sumaré). Estou na rede há 27 anos.
Escrevo, esporadicamente, algumas pequenas "matérias" no jornal
"Correio Popular" de Campinas sobre diversos assuntos. Sou graduado
também em Pedagogia e Filosofia e atualmente curso a Faculdade de Teologia. Em
Educação Física tenho especialização pela Unicamp em 2000 e pós pela
USP em 2005; especialização RedeFor 2010/2011 - (Unicamp-Estado). Tenho
51 anos e dois filhos maravilhosos: Lucas, 26, casado (Doutorando em
Biologia/Unicamp) e Alice,21 (3º ano Psicologia, Federal de São Carlos, UFSCar).
(Cursista)
Jundiaí-SP
Olá, sou professora coordenadora da EE
Profº Joceny V Curado, onde tenho meu cargo efetivo em Biologia, sempre
participo de cursos pela Secretaria da Educação ou mesmo particulares, consegui
terminar meu mestrado em Educação em 2003, com meu filho, na época,
recém-nascido. Hoje ele tem 8 anos e tenho mais uma menina de 4 anos. Adoro
ouvir música, assistir filmes e alguns programas de entreterimento. As minhas
expectativas para este curso são as melhores possíveis. Espero que possamos
trocar várias ideias!
Depoimento de Leitura e Escrita
Ler é viajar....... Escrever é concretizar..............
Foi fácil gostar de ler na minha casa. Sempre havia oferta de livros e nós, eu e minha irmã mais nova, éramos estimuladas a ler e a contar o que líamos,
Durante toda fase do Ensino Fundamental II, havia a visita quinzenal da Biblioteca Ambulante do SESI. Depois de 3 visitas à U.E., a bibliotecária do SESI já era nossa ‘fã’ porque nós éramos as mais assíduas e interessadas em tudo que havia para ser lido.
O prazer pela leitura acontece quando o livro é um ‘amigo’ e não um objeto que não pode ser tocado ou manuseado, fato esse, muito comum até mesmo nas bibliotecas das nossas escolas.
Cássia Valéria Trevizan
Assinar:
Postagens (Atom)
