domingo, 15 de abril de 2012

Depoimento de Leitura e Escrita

         Tenho uma recordação muito boa da minha infância quando minha mãe, com seu jeito sempre carinhoso, contava-me algumas histórias, geralmente inventadas e, instigava-me a escrever e desenhar. Tenho até hoje a pequena agenda de capa verde onde ensaiei as primeiras letras e leituras. Talvez consiga transmitir um pouco da minha emoção dessa forma:



             MEMÓRIAS DE ALUNO – INFÂNCIA – João Candido de Lima Neto

    Ao contrário de “Drummond”, nasci aprendendo sobre o amor e companhia
    Ao lado de quem havia
    Me escolhido para ter-me, ou seja,
    Nada de melhor podia acontecer-me.

    As letras eram rabiscos que formas tomavam
    Corrigidas atenciosamente pela mãe que ao meu lado estava
    Em torno de desenhos nem sempre decifrados
    Mas os prazeres em tudo se encontravam

    A verdade para mim crescia comigo
    Em todo aquele meu pequeno mundo
    Erro mesmo ainda não se via
    Pois aquilo era novidade de contexto profundo

    O interesse pelo mistério da leitura
    Fez-me brincar com meus irmãos de escolinha
    Agora ensinava e aprendia a escrita
    Na aventura das irmãs professorinhas

    A ansiedade já um pouco menor
    Contida naquela pequena grande sabedoria
    Lia e relia trechos diminutos
    Da minha vasta revistaria

    Rumo ao meu primeiro dia de aula
    Na primeira série entraria
    Visto que o antigo jardim da infância
    Por ele não passaria

    Foram dias extremamente felizes
    Amigos, professores, estudos e gritarias
    Em sala um paradoxal silêncio ensurdecedor
    Nos olhares atentos e às vezes distantes do Professor

    Lembro-me como hoje se fosse
    Os livros recebidos e outros comprados por meu pai
    Lindos, novos, cheirando ao frescor do conhecimento
    Faziam-me delirar quando de seu desfolhamento
    ...e os anos se passaram, agora desfruto dessas doces lembranças da minha infância.                       


                                                                  João Candido de Lima Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário